Unidade de Conservação Estadual localizada no Sul do Estado de Minas Gerais, município de Lambari, macrorregião do Sul de Minas. o Parque está situado no flanco sudeste da Serra das Águas e com área de 214,47 hectares, ainda conserva importantes fontes de águas minerais e remanescentes florestais da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo.
O Parque faz parte do Circuito das Águas Mineiro, em uma região de rara beleza natural, incrustada na Serra da Mantiqueira.
A Serra das Águas constitui uma importante área de recarga de aquífero, onde afloram inúmeras nascentes de águas minerais, as quais abastecem importantes cursos d’água do Alto Rio Grande. Além disso, a região de Lambari é considerada área prioritária para conservação de aves no Estado de Minas Gerais (Drummond et al., 2005).
A sede do Parque corresponde à antiga casa de Américo Werneck, primeiro prefeito da então nova cidade de Lambari, no século XIX. Werneck desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais da região. Habitou a fazenda Pinheiros, hoje sede do PENB, onde plantou muitas árvores frutíferas, eucaliptos Eucalyptus sp., araucárias Araucaria angustifolia e ajudou na conservação da mata nativa. O nome dado à colônia do local é referência de uma cidade Alemã por nome de Baden-Baden,local que serviu de inspiração ao visionário devido algumas semelhanças paisagísticas.
Ao entrar em conflito com o Estado, Américo Werneck, após arrendar os projetos do município para si, perdeu a causa na justiça, abandonando a cidade e não retornando para reaver suas posses, levando em consequência o Estado vir a se apropriar da Fazenda, transformando-a em uma área de reserva municipal, destinada à proteção ambiental, através do Decreto no 16.580, de 23 de setembro de 1974, a qual pertencia a EPAMIG (Decreto no 16.580/74). Em 27 de setembro de 1994, através do Decreto no 36.069, sua categoria de manejo foi alterada para Parque Estadual, que passou a ser administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), sendo aberto para visitação pública no ano de 1995 (Lei Estadual no 1.613/94).
O Parque conta com alojamento institucional, casa de pesquisadores (destinados àqueles que obtém aprovação mediante requerimento junto ao IEF), Portaria,Estacionamento, área de lazer para crianças contendo: dois balanços, escorregador e uma pequena tirolesa de 13 metros. Possui três trilhas de fácil acesso, limpas e varridas (diferenciando-se de outras Unidades), são elas as trilhas: dos Palmitos, dos Troncos e das Sete Quedas onde pode ser observada uma grande variedade de aves, fauna e flora. O Parque Estadual Nova Baden aguarda sua visita! ===== Últimos registros fotográficos ===== ===== Últimos registros sonoros ===== ===== Referências ======